segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Guerrilha na sacola
Apesar da minha intolerância quase fundamentalista a publicidade de bebida alcoólica, tenho que tirar o chapéu para a agência búlgara da cervejaria Carlsberg, que criou uma campanha de marketing de guerrilha tão simples quanto consistente. Em diversas sacolas distribuídas por mercados no país, a empresa imprimiu uma imagem em três dimensões de uma caixa da cerveja Shumensko. A ilusão permite associar que a pessoa está carregando uma caixa de cerveja com facilidade e, assim, transformou os pedestres em cartazes que perambulam pelas mais diferentes regiões do país. O anúncio foi criado pela agência publicitária Noble Graphics Creative Studio, sediada em Sofia, na Bulgária, e é exemplode guerrilha, que são as estratégias normalmente utilizadas por pequenas empresas e que envolvem uma campanha publicitária eficiente e consideravelmente mais barata. A mobilidade é uma das características deste tipo de campanha, normalmente não utilizada por grandes empresas. A Carlsberg é uma cervejaria dinamarquesa fundada em 1847, com matriz em Copenhagen, na Dinamarca. Ela é presente em diversos países da Europa e do mundo, inclusive no Brasil, onde licencia para a AmBev a marca Skol. É, hoje, a quarta maior cervejaria do mundo.