segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Guerrilha etílica

É possível fazer propaganda de bebida alcoólica sem usar os estereótipos sexuais, como se limitam a fazer os criativos brasileiros? É, sim. A sueca Absolut Vodka se tornou um verdadeiro ícone pop, principalmente por suas campanhas publicitárias, de cunho inquestionavelmente artístico e de extremo bom gosto. Já chamou artistas de sucesso para desenhar seus posteres de divulgação e para criar empenas diferenciadas, onde o artista principal é o design da garrafa do produto. Aqui vemos uma ação criada pela agência australiana Whybin TBWA, que ganhou o sugestivo nome de “Absolut Voyeur”. Foi realizada na Oxford Street, umas das ruas mais movimentadas da capital australiana, principalmente no período da noite, pois concentra vários bares, restaurantes e clubes noturnos. Como podemos observar a vitrine de uma loja foi transformada em uma espécie de Peep Show, onde o buraco da fechadura era representado pelo contorno da garrafa de Absolut. Era difícil resistir a curiosidade e quando as pessoas olhavam pelo buraco se viam em um circuito fechado de televisão, tornando-se ativo e passivo na arte do Voyeur. Mais uma idéia criativa de Marketing de Guerrilha.