sexta-feira, junho 15, 2007

Barbárie e fundamentalismo

A foto mostra dois jovens, identificados como “M.A.” (de 18 anos) e “A.M.” (de 16 anos), que foram enforcados em Mashhad, no Irão, por terem praticado sexo um com o outro.
De acordo com a Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos (Iranian Student Press Agency ou I.S.N.A.) que também fez a fotografia acima, os dois estudantes foram condenados ao abrigo da Lei Islâmica da Sharia, que pune os atos Homossexuais com a morte. Segundo a fonte, durante o julgamento os dois jovens admitiram serem homossexuais, mas afirmara desconhecer que essa prática era considerada "crime", nem que era punida com a pena capital, dizendo que esses atos eram comuns na entre jovens iranianos, homens ou mulheres.
A I.S.N.A. informou também que o juiz se recusou a considerar a idade dos jovens, que era menor a 21 anos, violando assim os vários acordos que este país ratificou nos quais proíbe a execução de menores de 21 anos.
Outro dado a ter em conta é que desde a Revolução Iraniana, 1979, que derrubou um governo fantoche dos Estados Unidos, mais de 4.000 homossexuais, mulheres e homens, foram executados, segundo informam várias organizações iranianas ativistas de Direitos Humanos.