quarta-feira, abril 08, 2009

G20: vítima fatal teria sido agredida por policiais

Um vídeo divulgado pela versão on-line do diário britânico "Guardian" e reproduzido pelo site de notícias G1, mostra o que seria a ação policial sobre Ian Tomlinson, semana passada, durante um protesto contra a reunião do G20 (grupo de líderes de países desenvolvidos e em desenvolvimento) em Londres.
Ian, de 47 anos, morreu de infarto no dia 1º no ato, em ato em frente ao Banco da Inglaterra, no distrito financeiro de Londres, na véspera da cúpula.
Segundo o jornal, as imagens teriam sido feitas por um americano em visita à cidade, às 19h29 daquele dia.
Nelas, o homem é empurrado por um policial e cai no chão. Outras pessoas ajudam-no então a se levantar.
A corregedoria da polícia local disse que as imagens serão avaliadas na investigação sobre a morte de Tomlinson. Está sendo apurado se o contato dele com os policiais contribuiu para provocar a sua morte.
Tomlinson não participava dos protestos. Jornaleiro, ele trabalhava em uma banca próximo ao local e tentava romper um cordão policial.
Imagens da Associated Press, feitas e divulgadas no dia, mostraram a polícia chegando e ameaçando um homem deitado no chão, em frente a uma cafeteria. No entanto, a agência não conseguiu comprovar se é o mesmo homem mostrado no vídeo do "Guardian". O video pode ser assistido no link:
http://www.guardian.co.uk/uk/2009/apr/07/video-g20-police-assault
O encontro do G20 foi um importante momento para a consolidação da liderança brasileira no mundo. Durante o evento, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "político mais popular da Terra". Obama fez o comentário em uma roda de líderes mundiais, pouco antes do início da reunião do G20, em uma sala de conferência do Excel Center, em Londres.
Um vídeo da BBC registra a cena em que os dois se cumprimentam. Obama troca um aperto de mãos com o presidente brasileiro, olha para o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e diz, apontando para Lula: "Esse é o cara! Eu adoro esse cara!".
Em seguida, enquanto Lula cumprimenta Rudd, Obama diz, novamente apontando para Lula : "Esse é o político mais popular da Terra".
Rudd aproveita a deixa e diz : "O mais popular político de longo mandato".
"É porque ele é boa pinta", acrescenta Obama.
Após o encontro, líderes mundiais se comprometeram a regular grandes fundos de investimento pela primeira vez e criar um novo conselho de supervisão para monitorar o sistema financeiro global, de acordo com o esboço do comunicado oficial. O documento declara: "A era de segredos bancários acabou."