sexta-feira, outubro 23, 2009

Belém nas nuvens

A revista de bordo "TAM nas Nuvens" pediu a um grupo de laureados arquitetos que indicassem algum destino no Brasil que, apesar de aparentemente trivial, por alguma característica arquitetônica possa ser visto "com outros olhos".
O arquiteto Arthur de Mattos Casas, que tem escritórios em São Paulo e Nova Iorque e que acumula prêmios internacionais na área, destaca Belém do Pará como um lugar para onde "vale a pena viajar".
O arquiteto escreve, sobre Belém: "É uma riqueza de arquitetura no meio da Amazônia, sem contar a culinária incrível da região. O mercado Ver-O-Peso, construído no século 18, tem uma feira ao ar livre que acabou de ganhar uma cobertura de lona atirantada. Tem também o Mercado de Ferro, com uma estrutura inglesa toda de ferro, e a Igreja da Sé, que passou por uma reforma recentemente. No final do século 19, Belém era muito rica devido ao ciclo da borracha, por isso é repleta de palacetes que tiveram grande influência da arquitetura européia, misturando o neoclássico com o art nouveau. Já fui pra lá três vezes".
Chama a atenção no texto de Arthur a plena ciência de que está falando de uma mistura unica. Belém não repete nenhuma outra cidade. Tem os traços de identidade que fundem diferentes épocas em sua arquitetura característica. Chama a atenção também o destaque a ações feitas por administrações petistas: a completa reforma do Ver-o-Peso, feita pela prefeitura então comandada pelo arquiteto Edmilson Rodrigues, a reforma da catedral da Sé, levada a cabo pelo governo do Estado comandado pela também arquiteta Ana Júlia Carepa e o Mercado de Ferro, que está sendo totalmente restaurado pelo governo Lula.
A pena, é que essa Belém tão bela e rica, quase etérea, esteja hoje submetida a uma administração tão negligente e aculturada. O populismo rebaixado de Duciomar Costa e suas limitações intelectuais evidentes, fundem-se com uma completa ignorância em urbanismo e completam-se com o apetite próprio dos famintos para abocanhar recursos que não produzem obras nem resultados, ajudando, isso sim, a emporcalhar a cidade.
Resgatar Belém da barbárie é a unica forma de fazer dessa Belém nas nuvens a realidade dos que pisam nesse chão.