terça-feira, março 09, 2010

Algodão, trigo e soberania na pauta da GloboNews

A soberana decisão do governo brasileiro de retaliar produtos dos Estados Unidos com autorização da Organização Mundial do Comércio (OMC) por conta de subsídios ilegais praticados pelo governo Obama aos produtores estadunidenses de algodão vai, ao fim e ao cabo, contribuir para que o Brasil alcance uma safra de grãos recorde este ano.
Isso se deve ao fato do trigo ter sido incluído na lista de produtos que terão as alíquotas de importação elevadas e, como o Brasil é dependente da produção externa, isso deve incentivar os agricultores do país a aumentar o investimento no cereal.
Contudo, para os comentaristas políticos da GloboNews e da Rede Globo a realidade é inversa e a atitude soberana do governo em defesa do algodão brasileiro “vai prejudicar o consumidor final”, “aumentando”, por exemplo “o preço do pãozinho da esquina”, já que o trigo usado no Brasil é, em grande parte, importado dos Estados Unidos.
Pura politicagem. Lucia Hipólito e companhia sabem fazer conta, mas constroem um discurso negativo com o objetivo claro de crucificar o governo e beneficiar a natimorta campanha de José Serra.
Os opinadores politizados do jornalismo global sabem que o trigo, por exemplo, é um dos menores componentes do preço de um pãozinho, cuja formação do valor de troca agrega mais de 15 itens, dentre os quais energia elétrica, impostos, aluguel, mão de obra, transporte, etc. Com isso esquecem uma lição básica da economia política, aquela que analisa a relação oferta-procura e cuja análise, nesse caso, indica uma tendência para o aumento da safra brasileira de grãos, e portanto, para a queda do preço do trigo ao consumidor final.
O país não é um paraíso, mas vai bem como nunca. O desespero na tentativa de construir pautas negativas para prejudicar a candidata do PT e de Lula nas eleições deste ano está se tornando não apenas evidente, mas, por vezes, ululante.