quarta-feira, março 14, 2007

Futebol em qualquer lugar

ESPN é um canal estadunidense de tv paga que transmite programação diária dedicada 24 horas a diversas atividades esportivas. Seu público-alvo é majoritariamente masculino. Iniciou sua transmissão em setembro de 1979. Hoje, a ESPN conta com filiais no Brasil (ESPN Brasil), na Argentina (ESPN Sur), além de outros países. A ESPN é a principal responsável pela transmissão de eventos como a NBA, a NFL, o Tour de France, além de outros, como alguns campeonatos europeus de futebol. Atualmente, a ESPN é o canal de esportes com maior audiência no mundo, sendo transmitida em todo o continente americano e em alguns países da Europa e da Ásia. Além da ESPN, há também a ESPN 2, que transmite eventos não transmitidos pela principal. Hoje, a emissora tem como principais programas o Sportscenter (um telejornal esportivo exibido todas as noites pelo canal) e o Perfiles, um programa de entrevista exibido semanalmente. A ESPN faz parte da The Walt Disney Company.
No Brasil, a ESPN conta com dois canais: ESPN Internacional (com a programação da ESPN Latino-americana narrada em português). O canal transmite os principais campeonatos europeus de futebol (Espanhol, Inglês, Italiano e Alemão, além da Uefa Champions League), a NFL e a NBA entre outros. Em 2007 o canal ganhou seus primeiros programas feitos 100% no Brasil, casos do "The book is on the table", voltado aos esportes americanos, o "Fora de Jogo", falando do futebol europeu e o "É rapidinho", com um formato inédito de debate de esportes, onde quando o tempo acaba, o assunto muda.
A campanha que postamos aqui é uma ação de guerrilha que o canal desenvolveu no Brasil em 2006. No título deste post poderia trocar-se a palavra "futebol" por "publicidade" e o sentido não seria perdido. A ação é simples e direta e atinge em cheio ao público-alvo da emissora. Bolas de naftalina são colocadas sobre uma superfície verde, vazada, a frente da qual se colocou uma trave. Reproduz uma grande área de futebol, em miniatura. Quando os "jogadores de urinol" encontram os esféricos de naftalina, mimetizam as bolas de futebol, empurrando-as em direção ao gol. Uma solução interessante para comunicar até em um ambiente onde, a princípio, nada poderia remeter à temática de um canal de TV a cabo. Bola dentro!