sexta-feira, janeiro 15, 2010

O poder dos blogs

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, acaba de lançar seu blog, seguindo o exemplo de outros governadores, como José Serra, Sérgio Cabral, Aécio Neves e Jacques Wagner, que contabilizam resultados positivos dessa relação direta com o público.
Por que os blogs são tão atraentes e demonstram tanto poder?
Em uma definição genérica, o blog é uma página da web, de fácil manipulação, fácil atualização e inserção de conteúdo, o que o torna uma fonte de informação especializada ou simplesmente um diário on-line disponível ao acesso público.
O blog proporciona um poder de comunicação bidirecional instantâneo, com um alto valor agregado, porque possui leitura agradável, custa muito pouco, é de fácil navegação, disponibiliza a troca de comentários e links, é personalizado e permite a criação de uma comunidade em torno de um tema ou de uma pessoa, uma fonte de informação sobre determinado assunto.
Os blogs podem ser usados para intensificação de ações de relações públicas, pois possuem uma comunicação aberta e de fácil acesso para jornalistas e mídia em geral.

Muitos opõem o Twitter aos blogs tradicionais, o que é um erro.
O Twitter tem origem nos blogs, mas, pela facilidade de acesso, redução de conteúdo e pelo uso diversificado, parece outra coisa. Aliás, a definição “micro-blog” usada para o Twitter ajuda a circunscrever o escopo de sua relação direta com os blogs tradicionais. O Twitter é o blog que tem pressa.
Blog é uma poderosa ferramenta de mídia, pois, ao mesmo tempo em que abre informação e cria em torno de si uma rede de usuários, simultaneamente agrega valor e fortalece marcas e imagens, tornando-a quem assina o blog uma referência no assunto ali abordado.
O que os blogs compartilham com a mídia tradicional é seu “poder de influência”, que tanto pode ser limitado a um punhado de fãs incondicionais quanto atingir centenas de milhares de pessoas todos os dias. Há casos em que os blogs especializados têm mais leitores do que, por exemplo, algumas revistas setoriais impressas.
Diferentemente de um website, o blog possui uma característica informal. Isso torna a leitura agradável, já que o excesso de formalidade poder dificultar a interação com público. O blog é, por natureza, um espaço de opinião e não uma vitrine virtual com finalidade exclusiva de promover uma publicidade direta.