quarta-feira, dezembro 21, 2011

Na Suíça, download é legal

O jornalista Felipe Marra Mendonça, da revista Carta Capital, comenta na edição de 21 de dezembro, estudo feito pelo governo suíço para analisar o impacto da pirataria - downloads ilegais - na economia daquele país. As reclamações da indústrias do entretenimento e do Senado suscitaram a pesquisa.
A conclusão do estudo é de que os que "pirateiam" arquivos na internet também gastam dinheiro para comprar produtos da indústria do entretenimento. Assim, o governo decidiu não mexer nas leis de direitos autorais vigentes na Suíça. A lei suíça considera que fazer downloads é uma atividade legal, desde que para uso pessoal, ou seja, que não gere lucro com o ato, mas apenas o usufruto do conteúdo.
O estudo, minucioso, mostra que o alarde feito pela indústria, que relata perdas de postos de trabalho e receitas cada vez menores, é falácia. Um terço dos cidadãos suíços com mais de 15 anos baixam músicas, filmes e jogos pirateados na internet. Esses mesmos usuários mantêm gastos constantes com a indústrias do entretenimento e o ato de baixar conteúdo ou é complementar ou é uma forma de experimentar o produto antes de adquiri-lo. Além disso, os que baixam músicas ilegalmente gastam mais dinheiro indo a shows e bandas menos conhecidas conseguem maior exposição quando suas músicas são pirateadas e difundidas.
O estudo coloca uma pá de cal no alarmismo que começou quando o Senado do país decidiu investigar o que poderia ser "uma crise emergente na criatividade cultural suíça".
Esta é uma luta que a indústria já perdeu. Se levassem para cadeia todas as pessoas que baixam conteúdo na internet, teriam que construir um presídio do tamanho da África.