A agência DM9DDB fez uma pesquisa e criou essa nova categoria de análise do comportamento humano, focada no mundo digital. O vídeo cujo link acompanha este post é a introdução ao método, relacionando as categorias e a explicação de cada um dos grupos, que seriam:
1) Imersos: tiveram parte da sua identidade definida a partir da tecnologia;
2) Ferramentados: recorrem a tecnologia para agilizar as tarefas mas não a idolatram;
3) Fascinados: querem parecer modernos e tecnológicos;
4) Emparelhados: a tecnologia é fundamental para por em prática os projetos da vida;
5) Evoluídos: o universo das máquinas e tecnologia é seu habitat.
A classificação criada é polêmica. Como toda classificação. Pode ser algo relevante ou pode ser na verdade apenas mais uma das várias maneiras de se segmentar pessoas (o que é prática do marketing desde quando diabo era criança). O marketing (mercadologia) busca agrupar pessoas em segmentos para chegar perto da melhor maneira de "falar" com elas. Vale a busca, mas esses grupos são formados por indivíduos, que podem ter comportamentos distintos de acordo com uma quantidade infinita de variáveis. Isso porque somos seres irracionais (emocionais, já que a emoção é uma forma recorrente de romper com a racionalidade) na maior parte do tempo. Somos pessoas, afetadas pelo ambiente que nos cerca e pelos contextos onde atuamos. Somos nós, nossa biologia, nosso meio social, nossa posição econômica, nossa localização geográfica. Os recortes são sempre limitados. Sejam eles digitais ou analógicos.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BIvkAtr1k2U
1) Imersos: tiveram parte da sua identidade definida a partir da tecnologia;
2) Ferramentados: recorrem a tecnologia para agilizar as tarefas mas não a idolatram;
3) Fascinados: querem parecer modernos e tecnológicos;
4) Emparelhados: a tecnologia é fundamental para por em prática os projetos da vida;
5) Evoluídos: o universo das máquinas e tecnologia é seu habitat.
A classificação criada é polêmica. Como toda classificação. Pode ser algo relevante ou pode ser na verdade apenas mais uma das várias maneiras de se segmentar pessoas (o que é prática do marketing desde quando diabo era criança). O marketing (mercadologia) busca agrupar pessoas em segmentos para chegar perto da melhor maneira de "falar" com elas. Vale a busca, mas esses grupos são formados por indivíduos, que podem ter comportamentos distintos de acordo com uma quantidade infinita de variáveis. Isso porque somos seres irracionais (emocionais, já que a emoção é uma forma recorrente de romper com a racionalidade) na maior parte do tempo. Somos pessoas, afetadas pelo ambiente que nos cerca e pelos contextos onde atuamos. Somos nós, nossa biologia, nosso meio social, nossa posição econômica, nossa localização geográfica. Os recortes são sempre limitados. Sejam eles digitais ou analógicos.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BIvkAtr1k2U