quarta-feira, abril 11, 2012

Cresce número de brasileiros online


O número total de brasileiros com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011, segundo o IBOPE Nielsen Online. O crescimento foi de 2% sobre o trimestre anterior, de 8% sobre o mesmo período de 2010 e de 19% em relação a 2009.
Os ambientes casa e trabalho foram os principais responsáveis pela expansão do total de internautas no Brasil em 2011. Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, Brasil – quarto trimestre de 2009, quarto trimestre de 2010 e quarto trimestre de 2011

Acesso em domicílios ou no trabalho

O uso da internet em casa ou no local de trabalho também se manteve em crescimento em 2012. No primeiro trimestre, o acesso em casa ou no trabalho atingiu 66 milhões de pessoas. Dessas pessoas com acesso, 48,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro, o que significou um crescimento de 2,5% sobre o mês de janeiro, de 18% sobre os 41,4 milhões de fevereiro de 2011 e de 33% sobre 36,7 milhões de fevereiro de 2010.

Acesso em domicílios

Considerando somente o acesso em casa, o total de pessoas que moram em residências em que há a presença de computador com internet chegou a 62,6 milhões. Dessas pessoas com acesso domiciliar, 39,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro de 2012. O crescimento foi de 18% sobre os 33,7 milhões de fevereiro de 2011 e de 40% sobre os 28,6 milhões de fevereiro de 2010.
O maior uso da internet em casa vem sendo motivado pela expansão do número de pessoas com mais banda larga. Em dois anos, a quantidade de usuários ativos com mais de 2 Mb cresceu mais de 300% no Brasil, segundo a metodologia de aferição de velocidade de conexão utilizada pela Nielsen em oito países.

Categorias no trabalho ou em domicílios

As categorias com maior crescimento mensal do número de usuários únicos em fevereiro foram Informações Corporativas, com crescimento de 3,3%, e Educação e Carreiras, com evolução de 3,1%. Em Educação e Carreiras, cresceu o uso de sites de empregos e, principalmente, a procura por sites de pesquisa escolar.