quinta-feira, abril 11, 2013

85% dos brasileiros não sabem o que é Copa das Confederações

Estudo da Hello Research, realizado entre os dias 22 de fevereiro e 07 de março, aponta que 85% dos brasileiros não sabem o que é Copa das Confederações.
Foram realizadas entrevistas com cerca de 1000 pessoas em mais de 70 cidades brasileiras, espalhadas pelas cinco regiões do país.
O objetivo da pesquisa era apurar o que os brasileiros entendem sobre a Copa das Confederações, torneio que será sediado no Brasil no próximo mês de junho, onde estarão disputando os seis atuais campeões continentais, a equipe campeã mundial e o time do país-sede da Copa do Mundo.
A todos os entrevistados foi feita a seguinte pergunta: “Sobre a Copa das Confederações, você sabe o que é?”. 72% das pessoas disseram que não.
Apesar do crescimento do número de mulheres conhecedoras do universo do futebol, o público feminino representa a maior parcela das pessoas que não estão muito informadas sobre o assunto (88%), contra 54% de homens que desconhecem o significado da Copa das Confederações.
A pesquisa constatou ainda que os jovens são os mais “antenados”. Entre indivíduos de 16 a 25 anos apareceu o melhor resultado, com 35% deles declarando saber do que se trata o evento. Na faixa entre 25 e 34 anos, este número baixou para 33%. E a redução prosseguiu nas faixas de idades mais avançadas.
Entretanto, aos 28% que responderam saber realmente sobre o evento foi realizada a seguinte pergunta: “Qual a melhor definição para a Copa das Confederações?”. Destes, apenas 53% deram a resposta correta.
"Ou seja, na verdade apenas 15% dos brasileiros sabem exatamente o que é a Copa das Confederações, nos dando a surpreendente realidade de que 85% das pessoas simplesmente desconhecem o evento, ou ainda fazem muitas confusões sobre seu significado e importância", declara Davi Bertoncello, diretor executivo da Hello Research.
"É evidente que, por conta dos interesses comerciais de grandes marcas e instituições, vai haver muita comunicação sobre o evento que, a cada dia, vai melhorar seu índice de conhecimento até o início da competição. Mas, de qualquer forma, é surpreendente perceber que a maioria dos brasileiros não sabe ao certo o que é a Copa das Confederações, mesmo estando a pouquíssimo tempo de seu início, no Brasil", complementa Bertoncello.