quinta-feira, maio 23, 2013

Milward Brown: as marcas mais valiosas 2013

Realizada pela Milward Brown por encomenda do WPP Group, foram divulgados os resultados do 8º estudo BrandZ – que refere 2013. A Apple, valendo USD 185 bilhoes, continua sendo a nº 1 entre as 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo e o setor de tecnologia continua dominando os 1ºs lugares.
A Apple cresceu apenas +1% no ano passado comparado com um crescimento de 51% do seu concorrente mais próximo, a Samsung, que agora é nº 30 no ranking mundial, com um valor de marca de USD 21 bilhoes. Assim mesmo, ninguem chega ao menos perto. 2º colocado, embora tenha revertido os maus resultados do ano passado, o Google nao soma mais de USD 114 bilhoes.
As marcas brasileiras Bradesco e Itaú que ainda em 2011 faziam parte, continuam fora. Tambem nao aparece este ano a Petrobras, que era a 75a marca no ranking global e a marca brasileira mais valiosa entre as 100 Marcas Mais da América Latina. Este ano, ela foi para o 4º lugar no continente. Mas Skol tornou-se a mais valiosa br e Bradesco, Claro e Itaú também figuram entre as 10 mais na AL.
De acordo com Valkiria Garré, Diretora Executiva da Millward Brown no Brasil, a queda da Petrobras é explicada pela politica do governo de segurar o preço dos combustíveis como forma de deter a inflaçao. Por outro lado, “políticas governamentais para criar empregos e estimular consumo impulsionaram vendas em categorias de consumo como alimentos, cervejas e varejo. A marca brasileira mais valiosa – Skol – cresceu 39% em valor de marca, por exemplo”, registra.

Aqui, o quadro das marcas mais valiosas.