sexta-feira, outubro 05, 2007

A arte de persuadir

Está sendo exibido no canal GNT (Sky e Net 41), o documentário inédito "A Arte de Persuadir" - dirigido pela dupla Barak Goodman e Rachel Dretzin -, que explora a influência cultural das estratégias de marketing e o comportamento dos cidadão diante disso, transformando o dia-a-dia de milhares de pessoas em uma prisão eterna num cenário de propaganda de produtos.
Vale muito a pena assistir. E pensar.
Apresentado pelo correspondente Douglas Rushkoff, o programa traz depoimentos de peritos e estudiosos no assunto, além de grandes nomes da publicidade norte-americana, como Bob Garfiels (colunista da Advertising Age), Eugene Secunda (Executivo J. Walter Thompson) John Hayes (Diretor de Marketing da American Express), Rich Frank (Executivo da Walt Disney Studios) e Kevin Roberts (CEO Satchi & Satchi), entre outros.
Os entrevistados traçam um perfil do norte-americano moderno em relação a essa enxurrada de publicidade e mostram "a receita de sucesso" de grandes anunciantes.
Um dos melhores exemplos foi a campanha política de 2004 nos Estados Unidos, onde republicanos e democratas apostaram alto no marketing pessoal, almejando chegar na frente. Segundo o Professor da Universidade de Ohio, Peter Swire, até os discursos dos candidatos foram minuciosamente preparados para atingir cada parcela da população definida como público-alvo.
Em outra situação, numa visita a Acxiom, líder mundial em soluções de marketing de precisão, uma pequena amostra de como a empresa disponibiliza dados, ferramentas e conhecimento necessários para identificar, captar e fidelizar os clientes mais rentáveis, usando e abusando da propaganda em massa.
Como relata o escritor Bob Garfield: "Você não pode andar calmamente nas ruas, pois corre o risco de ser bombardeado". E complementa: "Vai encher o tanque de gasolina, olha a bomba e vê um anúncio. Depois entra no banheiro, pára em frente ao mictório e se depara com mais um anúncio. Até olhando para o céu os anúncios estão lá!”.
O programa mostra ainda o efeito coletaral do bombardeio midiático: a poluição visual que a publicidade despeja nos ruas e como os anunciantes estão tentando contornar essa situação; o ataque das marcas famosas ao universo teen e a "fórmula mágica" de campanhas bem sucedidas, que faz cada vez mais a conexão mercado versus consumidor crescer e se fortificar.
Apesar de centrado nos Estados Unidos e na visão estadunidense do tema, as questões levantadas pelo documentário têm caráter universal. Afinal , vivemos todos no mundo da hipercomunicação.