domingo, outubro 28, 2007
Guerrilha Jeep
Atualmente, marketing de guerrilha está se associando de maneira crescente ao chamado ambient marketing (ambientação em locais públicos ou privados), mas sempre vai além, em geral derivando em outras modalidades de marketing alternativo. Por exemplo, é criada uma ação diferenciada (guerrilha), que utiliza uma ambientação (ambient); essa ação gera um boca-a-boca (buzz) e se a intenção de quem gerou a ação for propagá-la através de redes sociais ai já se trata de marketing viral. É ocaso das brilhantes campanhas criadas para a marca Jeep, hoje marca registrada da montadora Daimler-Benz. Aqui, mais uma pérola. A ação de guerrilha criada pela agência M&C Saatchi de Cingapura para a marca Jeep se baseia em simples adesivos de fácil remoção que mostravam paisagens de ambientes selvagens com o slogan "Only in a Jeep" que foram colados em retrovisores de veículos estacionados nas ruas de Cingapura. O efeito é de alto impacto e transmite o conceito de marca de forma extremamente pertinente, gerando boca-a-boca e se espraiando para as redes sociais que podem consumir a marca.