terça-feira, outubro 30, 2007

Guerrilha no Chile

Gustavo Fortes, da agência Espalhe, sintetiza o conceito do marketing de guerrilha como uma estratégia de abordagem e comunicação que objetiva "fazer um barulho diferente, furar o congestionamento do mercado, onde milhares de produtos gritam por atenção e posicionar a sua marca ali, na rua, lado a lado com o seu consumidor". É uma síntese pertinente. Em uma sociedade saturada de informação, o maior risco, mesmo, é ser ignorado. Para fugir do lugar-comum, a tática de guerrilha oferece múltiplas oportunidades de contato com o público-alvo. Quer um exemplo? A ação de guerrilha criada pela agência Sépia de Santiago no Chile para a companhia de seguros Ripley, especializada em seguros de automóveis. Travesseiros gigantes e em seqüência foram colocados em lugares onde os veículos se acidentavam, como árvores, colunas de estacionamentos e prédios, e nas proteções de curvas perigosas. Ao final da seqüência aparece o logotipo da companhia de seguros. A proposta era passar ao público a sensação de proteção que seguradora oferece em caso de acidente com o veículo.