terça-feira, outubro 16, 2007
Guerrilha no aeroporto
O marketing de guerrilha trouxe as táticas da guerrilha para o campo do marketing: criatividade, foco e alto impacto com menos recursos financeiros. Ferramenta já consagrada nos EUA e Europa, o marketing de guerrilha surgiu como uma tática para pequenas e médias empresas conquistarem a atenção público mesmo sem contar com verbas milionárias para campanhas nos meios tradicionais. Hoje, até os grandes anunciantes já perceberam as vantagens de utilizar o marketing de guerrilha. A companhia aérea Air Asia, a mais bem sucedida Low-Fare do continente asiático, é partidária do marketing de guerrilha. Para divulgar que suas passagens são bem mais em conta, principalmente para quem está com o orçamento apertado, a agência Playground de Jacarta na Indonésia criou esta ação de guerrilha em aeroportos, shoppings e estações de trens. Várias malas foram espalhadas em locais estratégicos destes estabelecimentos contendo duas mãos aparentemente humanas semi encobertas, como se alguém estivesse dentro. Uma etiqueta colada na mala dizia: Less Budget? Click airasia.com. No Brasil com seu histórico de acidentes aéreos recentes, soaria de mau gosto, mas fica o registro do inusitado.