quarta-feira, outubro 27, 2010

Chaui: tucanos preparam a derradeira armação

A filósofa Marilena Chaui denunciou uma provável articulação para tentar relacionar o PT e a candidatura de Dilma Rousseff à violência. De acordo com ela, alguns partidários discutiram no final de semana uma tática para usar a força durante o comício que o candidato José Serra (PSDB) fará no dia 29.
Segundo Chaui, pessoas com camisetas do PT entrariam no comício e começariam uma confusão. As cenas seriam usadas nas emissoras aliadas a Serra sem que a campanha petista pudesse responder a tempo hábil. "Dia 29, nós vamos acertar tudo, está tudo programado", disse a filósofa sobre a conversa. Para exemplificar o caso, ela disse que se trata de um novo "Caso Abílio Diniz". Em 1989, o sequestro do empresário dono do grupo Pão de Açucar foi usado para culpar o PT - chegaram a vestir um dos sequestradores com camiseta do partido - e o desmentido só ocorreu após estar sacramentada a eleição de Fernando Collor de Melo.
A denúncia foi feita durante encontro de intelectuais e pessoas ligadas à Cultura, estudantes e professores universitários e políticos, na USP, em São Paulo. "Não vai dar tempo de explicar que não fomos nós. Por isso, espalhem essa informação. Eles estão armando o derradeiro golpe"
Ela também criticou a campanha de Serra nestas eleições. "A campanha tucana passou do deboche para a obscenidade e recrutou o que há de mais reacionário, tanto na direita quanto nas religiões."