quarta-feira, outubro 20, 2010

Zé Dirceu: Globo esconde os fatos

Impressionante, mas a cobertura da Rede Globo sobre a campanha presidencial esconde ao máximo um dos principais escândalos desta reta final da disputa. Seus telejornais não veiculam as denúncias feitas pelo próprios tucanos de que o principal arrecadador de campanhas do candidato José Serra (PSDB-DEM-PPS), Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, teria sumido com R$ 4 milhões obtidos ilegalmente junto a empresas.
O que se constata é que mais de 30 anos depois, a Rede Globo não aprendeu nada com os tempos em que defendia a ditadura militar (1964-1985) e nem com o escamoteamento na cobertura das Diretas Já (que escondeu por completo), quando se ouvia nas ruas e praças de todo o Brasil o refrão que virou palavra de ordem: "o povo não é bobo, fora a Rede Globo".
De nada adiantou nem mesmo a lição que ela deveria ter aprendido daquele repúdio unânime do Oiapoque ao Chui diante do apoio que dava ao regime militar e a censura explícita que se auto-impôs em sua cobertura à campanha das Diretas.
Poderia aprender, ou pelo menos lembrar-se que mesmo diante de sua autocensura, a mobilização popular se impôs e ao final ela foi obrigada a noticiar tanto a derrocada do regime militar quanto o êxito da campanha pela volta das eleições diretas (já) de presidente da República. Assim como se impôs no impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, obrigando a emissora mais uma vez a noticiar a verdade e os fatos que inicialmente escondeu.
A realidade de novo vai se impôr, mesmo que ainda vivamos e assistamos nessa campanha eleitoral para presidente da República a reedição da autocensura da Rede Globo e ao uso descarado e aberto do seu noticiário para apoiar determinado candidato.
A vocês que acompanham o noticiário, precisam e merecem ser bem informados, eu aponto uma alternativa: a Rede Record de TV está dando um banho nas concorrentes, particularmente na Rede Globo, e sua cobertura da campanha dá amplo espaço até a escândalos que envolvem a campanha tucana, inclusive ao caso Paulo Vieira de Souza. Não deixem de vê-la.

Do Blog de Zé Dirceu