A categoria
de refrigerantes acusou, em 2011, a sétima retração consecutiva no mercado dos
Estados Unidos. As bebidas gasosas sem álcool tiveram o volume de vendas reduzido em 1%, o que
levou o indicador para níveis próximos dos registrados em 1996. De acordo com a
Beverage Digest, apenas as marcas Dr Pepper, Sprite, Diet Mtn Dew e Fanta
anunciaram crescimento no ano passado. A crise econômica e a mudança de hábitos alimentares, como a ingestão de sucos, são fatores considerados na origem dessa regressão no consumo.
Dentre as
Top 10, a Fanta foi a que registrou mais crescimento em volume de vendas: 3%. A alta contribuiu para
que o rótulo passasse a Diet Dr Pepper no ranking. A Fanta tem recebido
bastante atenção da Coca-Cola, que em 2011 investiu em um campanha global para
a marca.
Na disputa
mais interessante, a Diet Coke manteve a vice-liderança, segurando a Pepsi na
terceira posição. As duas marcas, no entanto, enfrentaram quedas consideráveis
de 4% e 4,8%, respectivamente. A líder Coca-Cola também registrou queda de 1%
no volume de vendas. A maior retração entre as top 10 foi da Diet Pepsi, que
apontou uma queda de 8,2% em volume.
Um porta-voz
da PepsiCo afirmou que “Pepsi e Diet Pepsi tiveram bom desempenho em canais de
varejo, onde os consumidores têm a opção (de escolher as marcas)”. As
estatísticas da Beverage Digest incluem as vendas das máquinas de
refrigerantes, uma área sob o domínio da Coca-Cola.
“A Coca tem
aproximadamente 70% do mercado americano de máquinas de refrigerantes, o que
aumenta consideravelmente a participação da companhia no volume geral de todos
os canais, em comparação com os números do varejo apenas”, afirmou John Sicher,
publisher e editor da Beverage Digest.
A partir de informações by Advertising Age