Don Achille, padre da igreja do Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, foi obrigado a lidar com uma situação insólita depois que hóstias “alucinógenas” causaram comportamento hostil por parte de seus fiéis.
De acordo com o noticiário local, as hóstias podem foram produzidas com uma farinha contaminada com fungos que, em um processo semelhante a uma intoxicação alimentar, provocam reações alucinógenas semelhantes ao efeito do ácido lisérgico (LSD) em menos de um minuto.
Por causa dessa reação, Don Achille diz ter sido perseguido por duas idosas que o atacaram com bolsadas e gritavam que ele era “o demônio”. Para se proteger, ele foi obrigado de se trancar na sacristia e esperar por ajuda externa.
A agressividade, no entanto, não foi o único efeito que as hóstias alucinógenas causaram: alguns dos fiéis disseram ter visto santos e anjos e outros ainda se abraçaram com crucifixos e se recusavam a largar.
O fato pitoresco - e certamente recorrente, já que trigo está na base da alimentação humana desde a descoberta do cultivo - foi abafado pelas autoridades, mas segundo o jornal Abruzzo24Ore, a retirada dos fiéis não foi nada tranquila. Foi necessária a intervenção da polícia local.
O cérebro humano é um campo fértil para demônios, anjos, santos e espíritos.