domingo, novembro 04, 2007
Beba com responsabilidade
A definição de Marketing de Guerrilha, segundo a AMA (American Marketing Association) é ”Marketing não convencional que pretende obter resultados máximos a partir de recursos mínimos”. Além da questão financeira, que diz respeito à economicidade da execução, podemos também destacar a questão do posicionamento. Que melhor forma de demonstrar aos nossos stakeholders, qual é o nosso posicionamento senão através de uma ação muito focalizada e completamente inovadora? A ação criada pela agência BBDO de Toronto para a cerveja irlandesa Guinness é mais um bom exemplo, e ainda maior porque transita na trilha politicamente incorreta da comercialização de bebidas alcóolicas, responsáveis diretas por crimes, demência e acidentes fatais. Diante do desafio, a agência partiu para o design e para a ação no lugar onde o público-alvo consome o produto. As latas da tradicional cerveja foram remodeladas (o rótulo ficou "tremido", como se estivesse sendo visualizado por alguém fortemente alcoolizado) e distribuídas em pubs para serem utilizadas como parte da campanha "enjoy responsibly". Uma idéia não convencional e focada, que gerou alto recall entre os consumidores, instados a não dirigir depois de beber.