terça-feira, outubro 28, 2008

Tipos de Propaganda

A propaganda moderna está presente em todos os setores da vida: econômico, social, político, religioso.
Tradicionalmente é conceituada como "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos a as atividades - do público receptor."
Podemos classificá-la de variadas formas, cada qual assumindo uma denominação distinta, que define o espaço de sua atuação.
Propaganda ideológica é a técnica de persuasão desenvolvida de maneira mais ampla do que os demais tipos. Sua função é a de influenciar a maior parte das idéias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social.
Propaganda política, de caráter permanente, visa difundir ideologias políticas, programas e filosofias partidárias e atuações dos governos. A propaganda política tornou-se um dos grandes fenômenos dominantes do século XX e um instrumental poderoso para a implantação do comunismo, do fascismo, do nazismo e da doutrina hegemonista norte-americana.
Propaganda eleitoral é sazonal. De utilização esporádica, objetiva conquistar votos para determinado postulante a um cargo eletivo. Os principais instrumentos das campanhas eleitorais são: comerciais de rádio e tv, pichação em muros, paredes; adesivos para automóveis, vitrines etc.; crachás; braçadeiras; camisetas e bonés; balões; faixas, que constituem um material indispensável em uma campanha eleitoral; mala-direta, levando notícias do candidato ao seu eleitorado; site de internet e blog opinativo e jornal próprio.
Já a propaganda governamental tem caráter permanente. É destinada a criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, dentro e fora de suas fronteiras. A propaganda governamental feita pelo próprio governo ou por companhias estatais - representa aproximadamente 60% do volume de propaganda veiculada no Brasil, o que demonstra a preocupação do governo (em seus três níveis: federal, estadual a municipal) com a opinião pública.
Denominada por alguns autores americanos de propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), a propaganda institucional é uma área onde as atividades de Relações Públicas e de Propaganda interagem. A propaganda institucional tem por propósito preencher as necessidades de fixação de marca da empresa, aquelas diferentes de vender um produto. A propaganda institucional visa fixar a imagem intrínseca de uma determinada marca e não a função de um produto.
Propaganda corporativa é aquela que objetiva gerar opinião favorável a uma empresa ou marca. Segundo o Publishers Information Bureau (PIB), dos Estados Unidos, a propaganda pode ser definida como corporativa quando preenche um ou mais destes propósitos: 1. divulgar e informar ao público as políticas, objetivos, funções e normas da companhia; 2. construir uma opinião favorável sobre a companhia, destacando a sua administração, know-how, corpo técnico, tecnologia, aperfeiçoamentos nos produtos, a sua contribuição para o progresso social e o bem-estar público; por outro lado, contrabalançar a propaganda desfavorável e as atitudes negativas, e 3. desenvolver uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia ou para desenvolver sua estrutura financeira.
Propaganda religiosa é uma das mais antigas formas de propaganda. Em meu livro "Agência de Propaganda - o que é e como funciona" descrevo como o termo propaganda já era utilizado pela Igreja Católica, criadora da Congregatio de Propaganda Fide (Congregação para a Propagação da Fé). As religiões sempre exerceram influência sobre os povos utilizando-se fartamente dos mecanismos de comunicação social disponíveis, como formas de persuasão destinadas a influenciar, em um determinado sentido, as opiniões e os sentimentos do público-alvo.
Propaganda social é a propaganda voltada para as causas sociais: desemprego, adoção do menor, tóxicos, entre outras. Nos tempos em que vivemos, o social deve, mais do que nunca, ser a preocupação da propaganda.
Propaganda de produto ou mercadológica tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento a compra. É também chamada de propaganda comercial ou simplesmente "publicidade".
O responsável por sua veiculação é o produtor, isto é, o fabricante do bem.
Propaganda de serviços - procura "vender" serviços. Deve-se tomar cuidado na sua identificação, pois as empresas prestadoras de serviços praticam com bastante intensidade a propaganda institucional, que, como foi visto, tem características que a diferenciam da propaganda comercial.
Propaganda de varejo é um desdobramento da propaganda comerciais. Os produtos anunciados são patrocinados pelo intermediário no caso, o varejista.
Propaganda comparativa é um tema controverso no Brasil, onde a tradição não é a da confrontação aberta entre marcas e argumentos. Na propaganda comparativa são feitas alusões aos produtos e serviços dos concorrentes, pois o anunciante contrapõe a sua própria oferta à oferta da concorrência. Com o objetivo de demonstrar a inferioridade das mercadorias alheias em relação às suas próprias, o anunciante esforça-se por mostrar as diferenças existentes entre os seus produtos e os da concorrência.
Propaganda de promoção é simplesmente a divulga a Promoção de Venda através dos meios massivos: rádio, televisão, cinema, jornal (anúncios ou encartes), folhetos, revista a outdoor.