sábado, abril 06, 2013

Mais tablets, mais TV

A cada dia, mais pessoas têm acesso a novos smartphones, tablets e outros devices, em todos os lugares do mundo. Com tantas “novas mídias” ao alcance das mãos, qual é a mais corriqueira atitude delas? Ligar a televisão.
A atitude, aparentemente contraditória, foi comprovada mais uma vez, naquele considerado o maior estudo sobre consumo de mídia e informações em múltiplas telas, realizado pela BBC em parceria com o instituto Insights Consulting. A pesquisa foi realizada com 3600 pessoas - de nove diferentes países - que possuem e fazem uso de, no mínio, três aparelhos, entre televisão, smartphones, computadores, tablets, etc.
A principal conclusão extraída da pesquisa é a de que não há competitividade, mas sim, complemento entre o uso de todas essas mídias. Em seu cotidiano, as pessoas foram incorporando as diferentes telas e não excluíram uma para fazer uso de outra. Pelo contrário: 83% dos donos de tablets, por exemplo, relatam que fazem uso dele enquanto estão assistindo televisão.
O hábito de acompanhar os programas de TV enquanto se conecta à internet via tablet ou smartphone já vem sendo apontado há algum tempo por institutos de todo o mundo e, agora, foi reforçado neste estudo. Segundo a pesquisa, 43% dos usuários de tablets declaram que, atualmente, assistem mais televisão do que há cinco anos, quando não possuíam o dispositivo. Em comunicado, o CEO global da BBC, Jim Egan, disse que o estudo comprova que as novas mídias não canibalizaram, mas sim complementaram o uso da televisão e que as pessoas conseguiram harmonizar a utilização das diferentes telas sem ignorar a TV.
A televisão, inclusive, continua sendo a mídia que mais ganha atenção do público. Considerando os devices mais comuns (tablets, smartphones e laptops), a TV continua ganhando o maior tempo dos usuários (42%). Na sequência, aparece o laptop (29%), os smartphones (18%) e os tablets (10%).
Esse uso conjunto das mídias é mais comum, segundo a pesquisa, entre os jovens adultos de 25 a 34 anos, geração que melhor conseguiu equilibrar e inserir as múltiplas telas em seu cotidiano. Os resultados do estudo também mostraram que, assim como foram acostumadas a ver publicidade na tela da TV, as pessoas também estão dispostas a aceitar as inserções publicitárias em dispositivos móveis – e, até mesmo, a interagir com eles.
A pesquisa foi realizada com espectadores e usuários das mídias móveis da Austrália, Cingapura, Índia, Emirados Árabes, África do Sul, Polônia, Alemanha, França e Estados Unidos.

Fonte: Meio & Mensagem.