segunda-feira, março 17, 2008

Banco do idiota

Em comunicação, nem sempre o que parece uma boa idéia ou ganha prêmio é, de fato, uma boa idéia. Um exemplo eloquente é a imbecil campanha do Banco do Brasil e que consumiu R$ 300 milhões de verba publicitária. A campanha publicitária causou e causa, até hoje, confusão entre os internautas. Registra-se que pelo menos dois mil usuários escreveram à redação de um dos maiores provedores do país relatando que o site da instituição financeira havia sido alterado por hackers e que a confiança em executar operações por essa mídia estava abalada. A confusão ocorre porque, ao acessar o endereço www.bb.com.br, o usuário encontrava o logotipo substituido por "Banco do Bruno", por exemplo. Além disso, aparecem outros nomes, como "Banco do João" e "Banco da Maria". A preocupação foi agravada pelo fato do site estar lento devido a uma complexa (e caríssima) sistemática de alteração dos nomes para cada usuário. As mudanças fizeram parte da campanha publicitária da empresa, que incluiu também a alteração das fachadas de pelo menos 300 agências em 10 Estados brasileiros. Os clientes que efetuaram login no site podem visualizar o logotipo do banco com o seu próprio nome. Uma grande idéia para a agência, uma péssima idéia para a consolidação da confiança do usuário na instituição secular.