Para não dizerem que eu estou excessivamente crítico e não elogio nada, aqui vai a campanha criada pela FCB Lisboa, de Portugal (é claro). Grande parte das campanhas de responsabilidade social costumam ser um pouco sem imaginação. Como guerrilheiro nato, sou um grande entusiasta das mídias alternativas, daquelas que ninguém imaginava que poderia “abrigar” a publicidade e que são mais eficientes, em certos casos, que a chamada mídia de massas. Há 60 anos, quem acreditaria que teríamos propagandas em táxis, bicicletas, pontos de ônibus e até mesmo nos degraus de escada rolante? O braço português da FCB criou essa campanha para o Banco Alimentar Contra a Fome - uma instituição que, como o próprio nome já diz, dedica-se a combater a fome no mundo. Fotos de mãos foram colocadas naqueles secadores de mãos de banheiros públicos, daqueles que sopram ar quente. A grande idéia é que as mãos estão na mesma posição de quem as coloca para secar, que é o mesmo gesto de quando alguma pessoa carente pede comida.