Há 10 anos seria impossível acreditar que uma empresa se tornaria um case de sucesso sem ter como base um planejamento de mídia de massa. Atualmente os anuários e publicações especializadas estampam centenas de exemplos de organizações que conseguiram, através de estratégias bem elaboradas e com pouco dinheiro, atropelar concorrentes e serem reconhecidas pelo grande público. Dentre as ações que correspondem à estas empresas, salientam-se terminologias como marketing de relacionamento, marketing viral, marketing promocional e marketing de guerrílha.
Num primeiro momento parecerem termos complexos e difíceis de serem implementados no dia-a-dia, mas na prática, eles representam estatégias de marketing e comunicação extremamente focadas no público alvo, descartando a necessidade de grandes investimentos em compras de espaços publicitários ou mesmo com altos custos de produção.
É claro que a questão de verba pesa. Quanto maior for o investimento, maior será as opções de ações. Porém é possível realizar um planejamento de marketing no-advertising mesmo com pouca verba, principalmente se o que for comunicado for algo inovador. O mais importante é a empresa que está investindo, ter a consciência de que esta abordagem de marketing focado é composta basicamente por um ciclo. Claro que existem organizações que queimam etapas de um processo teoricamente correto, ou por falta de verba para investimento, ou por opção, no entanto sempre aconselhamos desenvolver o plano abordando todas as fases, onde o marketing interno prepara os colaboradores, que serão os disseminadores das informações, passando para o marketing de relacionamento que ajudará a entender a base de dados dos clientes, conhecendo o podendo modificar as suas ações, indo para o conceito de marketing promocional que é a ação externa em si, onde há a possibilidade de expor a marca e produto, e finalmente abordando o conceito de viral e guerrilha que auxiliarão no rumo que estas informações poderam tomar.
Pode-se afirmar que a maior vantagem do marketing focado em relação ao marketing convencional é o uso de canais e ferramentas alternativos à mídia de massa, como por exemplo a TV, possibilitando uma maior interatividade e proximidade da empresa com seus clientes ou prospects. Outra característica intrínseca a esta abordagem é a utilização da Internet como plataforma para atingir o público alvo, sejam através de e-mail marketing ou mesmo do orkut.
Se ainda assim, esta quantidade de conceitos e termos mercadológicos ainda ficou difícil de ser entendido, veja abaixo mais detalhes.
Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha é formado pelos conceitos táticos. Realizar ações de alto impacto na sociedade, atreladas a um trabalho de assessoria de imprensa que gere notícias vinculadas a uma marca e/ou um produto, em forma de mídia espontânea.
Marketing Viral
O conceito do marketing viral é de um vírus que se espalha de forma invisível e incontrolável. São ações não-comerciais, onde a venda de um produto ou serviço não é explícito, acontecendo como conseqüência das informações que são geradas. Algumas ações de marketing viral: construção e manutenção de blogs e fotologs, mobile marketing (SMS), ações no orkut, criação de hot sites, participações em grupos de discussão, entre outros.
Marketing Promocional
Marketing promocional envolve algumas ações como blitz, eventos, feiras, merchandising, PDV, entre outros.
Marketing de Relacionamento
O objetivo do trabalho de marketing de relacionamento é trabalhar a base de dados dos clientes. Através de ferramentas de CRM e marketing direto, é possível rastrear e segmentar os clientes de acordo com ticket-médio, posição social, posição geográfica, equipe de vendas, etc.