quarta-feira, março 28, 2012

Queda no consumo de refrigerantes

A categoria de refrigerantes acusou, em 2011, a sétima retração consecutiva no mercado dos Estados Unidos. As bebidas gasosas sem álcool tiveram o volume de vendas reduzido em 1%, o que levou o indicador para níveis próximos dos registrados em 1996. De acordo com a Beverage Digest, apenas as marcas Dr Pepper, Sprite, Diet Mtn Dew e Fanta anunciaram crescimento no ano passado. A crise econômica e a mudança de hábitos alimentares, como a ingestão de sucos, são fatores considerados na origem dessa regressão no consumo.
Dentre as Top 10, a Fanta foi a que registrou mais crescimento em volume de vendas: 3%. A alta contribuiu para que o rótulo passasse a Diet Dr Pepper no ranking. A Fanta tem recebido bastante atenção da Coca-Cola, que em 2011 investiu em um campanha global para a marca.
Na disputa mais interessante, a Diet Coke manteve a vice-liderança, segurando a Pepsi na terceira posição. As duas marcas, no entanto, enfrentaram quedas consideráveis de 4% e 4,8%, respectivamente. A líder Coca-Cola também registrou queda de 1% no volume de vendas. A maior retração entre as top 10 foi da Diet Pepsi, que apontou uma queda de 8,2% em volume.
Um porta-voz da PepsiCo afirmou que “Pepsi e Diet Pepsi tiveram bom desempenho em canais de varejo, onde os consumidores têm a opção (de escolher as marcas)”. As estatísticas da Beverage Digest incluem as vendas das máquinas de refrigerantes, uma área sob o domínio da Coca-Cola.
“A Coca tem aproximadamente 70% do mercado americano de máquinas de refrigerantes, o que aumenta consideravelmente a participação da companhia no volume geral de todos os canais, em comparação com os números do varejo apenas”, afirmou John Sicher, publisher e editor da Beverage Digest.

A partir de informações by Advertising Age