segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Desaparecendo

O WWF - Worldwide Fund for Nature é uma das mais conhecidas ONGS ambientalistas do planeta tendo iniciado suas atividades, em 1961, por iniciativa de um grupo de cientistas da Suíça preocupados com a devastação da natureza. A partir da sede na Suíça a entidade se tornou uma rede mundial de defesa do meio-ambiente, com representações nos principais países do mundo. A rede é apoiada por pessoas de origens diferentes, preocupadas com o mesmo objetivo: garantir a preservação do planeta em que vivemos. Assim como o Greenpeace, a WWF dedica-se a fazer uma comunicação diferenciada que combine criatividade com uma agressividade sutil - a ironia é uma forma de agressividade sutil, para quem duvida da possibilidade prática do conceito. Para alertar que a vida selvagem está desaparecendo da face da terra, a agência Scholz & Friends de Berlin, utilizou de maneira inusitada os logotipos de empresas conhecidas como a francesa Peugeot, a americana Metro Goldwin Mayer e a alemã Löwenbräu, que tinham algo em comum: animais em seus logotipo, neste caso específico leões. Com a frase “Wildlife is disappearing” (a vida selvagem está desaparecendo), os logotipos foram mostrados sem seus principais símbolos: os leões. Uma idéia simples, objetiva e de forte impacto, alertando para um dos problemas sérios causados pela falta de consciência em preservar a natureza.