quarta-feira, outubro 31, 2007

Marcas na mente

Pelo 17º ano, o Folha Top of Mind identifica as marcas que não saem da cabeça dos brasileiros. Os vencedores são conhecidos a partir de pesquisa nacional feita pelo Datafolha desde 1991 que se tornou a principal referência na área.
Como a preocupação com o aquecimento global também não sai da cabeça, o levantamento deste ano perguntou pela primeira vez aos entrevistados quais as marcas identificadas por eles com a preservação do meio ambiente.
Duas empresas nacionais, Ypê e Natura, dividem o pódio inédito com uma ONG (Greenpeace) e um órgão governamental (Ibama). A disputa é acirrada mesmo considerando o critério de desempate (que conta as outras marcas de que as pessoas se lembram, além da primeira). Os resultados mostram ainda que o espaço a ser explorado nesse segmento é grande --63% das pessoas não souberam citar nenhuma marca relacionada ao tema.
Outra novidade deste ano foi o grande prêmio novamente dividido apenas em dois: Omo e Coca-Cola foram os nomes mais lembrados pelos brasileiros e, com isso, levaram sozinhos o Top do Top, deixando Nestlé fora da disputa. De 2001 a 2006 (com exceção de 2004), as três marcas estiveram juntas nesse pódio.
O Top Performance de 2007 também foi repartido. Brastemp (geladeira) e Caixa Econômica Federal (poupança) subiram seis pontos cada uma em relação ao levamentamento do ano passado. Com o resultado, Brastemp diminuiu de 23 para 10 pontos a diferença em relação a Consul, que lidera a categoria de geladeiras desde 1992.
Os outros prêmios especiais ficaram com Brastemp e Seda, que confirmaram o primeiro lugar nos tops Classe A e Feminino, respectivamente, e Sorriso, que levou o Top Teen. Elas foram as marcas que tiveram desempenho importante entre os mais ricos, as mulheres e os jovens de 16 a 20 anos. Mais detalhes: