quinta-feira, outubro 25, 2007

Nós amamos grandes idéias

Criar campanhas para vender a própria agência é um inferno. Poucos sobrevivem a esse fogo intenso. Em canais como Multishow e GNT pode-se ver exemplos de agências brasileiras criativas que fazem comerciais sem nenhum traço de criatividade ou mesmo de informação persuasiva. Perdas de tempo onerosas e inúteis. Em uma delas, atores famosos falam como se fossem os executivos da agência. Picasso disse que é melhor uma boa cópia do que um idéia original sem imaginação. Se vale para Picasso, vale para propaganda. Um exemplo de boa campanha de auto-promoção é a criada pela agência DDB (Doyle, Dane, Bernbach) do Canadá. Fundada em 1949 por Bill Bernbach, um dos grandes mestres da publicidade moderna, a agência é um ponto luminoso de excelência em todo o mundo. A campanha da seção canadense é criativa e bem humorada. Nos anúncios o boneco azul, que representa a DDB, e o amarelo, que representa a Idéia, estão sempre em situações de puro amor. Outro detalhe é o martelo na cor azul e os pequenos bonecos amarelos representando as pequenas idéias que foram descartadas até se chegar ao "big love", a grande idéia. A campanha é sutil, inteligente e estabelece um conceito inequívoco de excelência criativa: nós amamos grandes idéias. Não deixe de visitar o site da agência: www.ddbcanada.com