segunda-feira, junho 09, 2008

Pin-ups rides again

Aprecio muito o trabalho do filósofo suíço Alan De Botton, um divulgador bem-sucedido da filosofia, que mostra em livros e documentários bem feitos, como as idéias de grandes sábios da humanidade podem ajudar as pessoas comuns a enfrentar o cotidiano hostil. Uma das teses de Botton é a de que, esteticamente, somos atraídos por aquilo que nos falta. Se gostamos de desenhos cleans, de limpeza visual e de decoração minimalista, é porque estamos cheios da confusão moderna provocada pela hipercomunicação e pela ausência de privacidade. Pois eu gosto de elementos vintage. Tenho guitarras e violões que lembram os anos 50; um rádio que é a cópia dos modelos perfeitos dos anos 60, com aquele desenho que lembra a frente das pick-ups. E gosto de propaganda que parece propaganda. Como a campanha que a Coca-Cola lançou na Austrália. Criada pela Publicis Mojo, versão local da gigante multinacional Publicis, a campanha faz bom uso de garotas-propaganda, pin-ups bem ao estilo das antigas campanhas que aprendi a apreciar olhando anúncios na revista Manchete, Life e Seleções. A campanha vintage da Coca-Coca serve para comunicar o relançamento das novas velhas clássicas garrafas de Coca, aquelas que até deixam o refrigerante melhor. Criada no melhor estilo dos anos 50, com um visual de verão, leva a assinatura "Summer as it should be". Eu gosto. Como diria De Botton, falta-me essa simplicidade romântica que busco ao meu redor. E não paro de buscar.