terça-feira, maio 10, 2011

e-Guerrilha: emails que acertam no alvo

Nossos clientes nos relatam os resultados excelentes em suas campanhas de e-Guerrilha com seguindo algumas regras básicas e importantes.

Confira:

1. INVISTA EM SUA BASE DE E-MAILS:

De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. "Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabía-mos nem o nome das pessoas", diz Maurício Renner, editor de site de tecnologia da informação. "Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consistente de 8.700 assinantes."

2. ABRA UM CANAL PARA OPT-OUT:

Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento, caso contrário, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e à prática de spam.

3. ACERTE NA FREQUÊNCIA:

A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.

4. SEJA RELEVANTE:

Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver tribos bem distintas, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe.

5. POSSIBILITE A TROCA:

Não se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatário um canal de aprofundamento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.

6. DOSE O TAMANHO DOS ARQUIVOS:

Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.

7. SEJA OBJETIVO:

Tenha títulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens, você tem poucos segundos para atrair quem lê.

8. DRIBLE O ANTI-SPAM:

Antes de liberadas pelos provedores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem palavras ranqueadas em mecanismos específicos, se uma delas atinge certa pontuação, é interpretada como lixo. Palavras como: "Sexo", "Viagra", "Clique Aqui" e links para o Orkut, por exemplo, alcançam muitos pontos. Em períodos de programa Big Brother Brasil, "BBB" é um termo que também assusta. Antes de disparar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para endereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo OK para o restante do grupo.

9. INVISTA NO ENVIO:

Há empresas especializadas em envio de e-mail. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo "doméstico" costuma ser barrado pelos provedores.

10. MENSURE OS RETORNOS:

e-Guerrilha não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.