segunda-feira, julho 30, 2007
Não há vagas
Esta semana é a volta às aulas na maioria dos 791 cursos de comunicação existentes no país, segundo levantamento realizado por Nelson Cadena (Almanaque da Comunicação), 241 deles no estado de São Paulo. Estes números referem-se apenas a cursos de comunicação presenciais; não relacionamos nesta estatística os virtuais, hoje se multiplicando por todo o Brasil. A maior oferta é dos cursos de publicidade e propaganda, disponíveis em 359 faculdades. O curso de jornalismo, por sua vez, é disponibilizado em 268 faculdades, o de relações públicas em 93, radialismo 47, editoração 14 e cinema 10. Quanto ao número de alunos o blog do Cadena não tem números precisos, apenas estimativas. A avaliação é de que hoje no Brasil há em torno de 180.000 estudantes de comunicação social, o que significa uma demanda de 45.000 novas vagas, no mercado, por ano. Confira outros indicadores da pesquisa: são 791 cursos disponibilizados por 424 faculdades; 86,2% dos cursos são de faculdades particulares; 13,8% dos cursos são de faculdades públicas; a oferta de cursos em Minas Gerais é de 71; a oferta de ursos no Amapá é de 1 e no Acre 2. Mesmo com uma economia em fase de crescimento e um mercado aquecido, não há lugar para todos esses jovens no mercado de trabalho. As agências de propaganda do país são incapazes de absorver sequer 5% dessa demanda anual por postos de trabalho. Um dado que talvez faltasse pesquisar é a razão pela qual em um país onde faltam tantos médicos, professores e engenheiros, a juventude inclina-se, grande monta, para a publicidade e propaganda.