Mas você tem de concordar que o vírus é admirável. Ele tem um modo de viver em segredo até que seja tão numeroso que lhe permita vencer apenas pelo peso avassalador de seus números. Ele se agrega ao meio ambiente do hospedeiro e usa os recursos deste para aumentar a sua tribo. E, no ambiente certo, ele cresce exponencialmente. Um vírus nem mesmo necessita acasalar-se, ele simplesmente se reproduz, novamente e novamente, com um poder geometricamente crescente, dobrando a cada repetição. Em poucas gerações uma população de vírus pode explodir.
Vamos então a definição de Marketing Viral segundo o Professor Doutor Ralph F. Wilson:
Marketing Viral descreve qualquer estratégia que encoraje alguém a passar uma mensagem de marketing a outro, criando assim o potencial para um crescimento exponencial da exposição da mensagem e sua influência. Assim como os vírus, tais estratégias tiram proveito da multiplicação rápida para fazer chegar suas mensagem até milhares ou milhões de pessoas. Fora do ambiente de negócios da Internet, o marketing viral foi chamado de "boca-a-boca", "marketing de rede" e outros. Mas, na Internet, para o bem ou para o mal, esta estratégia é chamada de "marketing viral". Enquanto outros marketeiros tentam encontrar outro nome e de alguma forma domesticá-la, eu não farei isto. Para mim, o termo "marketing viral" veio mesmo para ficar. Vejamos agora o clássico exemplo do hotmail.com: O exemplo clássico do marketing viral é o hotmail.com, um dos primeiros serviços grátis de e-mail baseado na Web. A estratégia é simples: Dê endereços de e-mail e serviços grátis: 1. Inclua uma chamada no final de cada mensagem grátis enviada, dizendo: "Obtenha seu próprio e-mail gratuito no site (por exemplo, o hotmail.com)"; 2. Fique aguardando enquanto as pessoas mandam e-mail à sua própria rede de amigos e parceiros; 3. Aqueles que vêem a mensagem; 4. Obtém seu próprio serviço de e-mail grátis; 5. Continuam a espalhar a mensagem para os seus, sempre crescentes, círculos de amigos e parceiros. Como ondas que crescem com a maré e se esparramam cada vez mais distante, uma estratégia de marketing viral cuidadosamente projetada, através de pequenas ondas avançará com a maré de forma extremamente rápida. Vejamos então, elementos de um estratégia de Marketing Viral: Aceitemos o fato de que algumas estratégias de marketing viral funcionam mais que outras, e que algumas funcionam tão bem quanto a simples estratégia do hotmail.com. Então, a seguir, vejamos os seis elementos básicos que você deve pensar em incluir na sua estratégia. Uma estratégia de marketing viral não precisa necessariamente conter todos estes elementos, mas quanto mais elementos ela adotar, maiores serão as suas chances de um bom resultado. Uma efetiva estratégia de Marketing Viral: 1. Dá produtos ou serviços de real valor; 2. Provê ferramentas que facilitam a transferência para outros; 3. Permite um fácil reescalonamento da condição de pequeno para muito grande; 4. Explora motivações comuns e comportamentos; 5. Utiliza as redes de comunicação já existentes; 6. Tira proveito dos recursos de outros. Examinemos brevemente a cada um destes elementos: 1. Dá produtos ou serviços de real valor: "Grátis" é a palavra mais poderosa no vocabulário de um marketeiro. A maioria dos programas de marketing viral dá valiosos produtos ou serviços para chamar a atenção. Serviços de e-mail grátis, informação livre, brindes interessantes, programas de software grátis que executam funções poderosas mas não tanto quanto quando você usa a "versão profissional". A Segunda Lei de Wilson para o Webmarketing é "A Lei de Dar e Vender". Os adjetivos "Barato" ou "de valor inexpressivo" podem gerar uma onda de interesse, mas o "Grátis" normalmente fará com que isto ocorra muito mais rápido. Marketeiros Virais são adeptos da gratificação atrasada. Eles podem não lucrar hoje, ou amanhã, mas se eles conseguirem gerar um avalanche de interesse em algo grátis, eles sabem que eles lucrarão "logo e para o resto de suas vidas" (com desculpas ao filme "Casablanca"). Paciência, meus amigos. Grátis atrai globos oculares. Globos oculares vêem outras coisas desejáveis que você está vendendo e então, pronto, você ganha dinheiro. Globos oculares trazem valiosos endereços de e-mail e prenunciam lucros e oportunidades de vendas no comércio eletrônico. Dê algo e você acabará vendendo algo. 2. Provê ferramentas que facilitam a transferência para outros: Durante o Inverno e os períodos de gripes, profissionais da saúde recomendam: fique longe de pessoas que tossem, lave freqüentemente suas mãos, e não toque seus olhos, nariz, ou boca. Vírus só se espalham quando são fáceis transmitir. O veículo que levar sua mensagem de marketing viral deve ser fácil de transferir e reproduzir: e-mail, Website, gráfico, download de software. O Marketing Viral notoriamente funciona na Internet porque a comunicação imediata tornou-se fácil e barata. O formato digital simplifica o ato de copiar. Do ponto de vista de marketing, você tem que simplificar sua mensagem comercial de forma que ela possa ser transmitida facilmente e sem ser deturpada. Quanto menor, melhor. O clássico é: "Obtenha seu próprio e-mail grátis no site hotmail.com". A mensagem está compelindo e motivando o leitor e encontra-se comprimida e facilmente copiável no final de toda mensagem de e-mail grátis transmitida. 3. Permite um fácil reescalonamento da condição de pequeno para muito grande: Para esparramar-se como fogo de palha o método de transmissão deve permitir um rápido reescalonamento da condição de pequeno para muito grande. O ponto fraco do modelo hotmail.com é que um serviço de e-mail grátis exige a disponibilidade de servidores para transmitir a mensagem. Se a estratégia tiver um êxito enorme, terão de ser adquiridos com urgência novos servidores ou o crescimento rápido provocará um congestionamento e aí, é adeus e morte certa. Se um vírus só se multiplica para matar o anfitrião e antes deste crescimento nada é realizado. Se você planejar antecipadamente como vai adicionar novos servidores e atender ao crescimento ocorrido, você estará numa boa. Você tem que prever o reescalonamento na sua estratégia de marketing viral. 4. Explora motivações comuns e comportamentos: Estratégias de Marketing Viral inteligentes tiram proveito das motivações humanas mais comuns. O que fez, nos primórdios da Internet proliferar o bottom "Netscape Now"? O desejo de ser cool. A cobiça move o ser humano. Assim como a vontade de ser popular, amado e compreendido. E o resultado desta urgência em se comunicar produz milhões de Websites e bilhões de mensagens de e-mail. Desenvolva uma estratégia de marketing que seja baseada em gerar sua transmissão a partir de motivações comuns e comportamentos, e você terá uma estratégia vencedora. 5. Utiliza as redes de comunicação já existentes: A maioria das pessoas é um ser social. Os "nerdys" que vivem em porões e não saem da frente de um computador são as exceções. Os cientistas sociais estimam que cada pessoa tem uma rede de 8 a 12 pessoas que fazem parte de sua rede de relacionamentos íntimos, entre amigos, família, e parceiros. Esta rede pode ser muito maior no caso de algumas pessoas que possuem números que beiram as centenas ou até milhares de pessoas, muito de acordo com a posição social desta pessoa. Por exemplo, uma garçonete pode comunicar-se regularmente com centenas de clientes por semana. Os marketeiros de rede entenderam há muito tempo o poder destas redes humanas. Pessoas na Internet desenvolvem redes de relações, também. Eles colecionam endereços de e-mail e URLs de seus sites favoritos. Programas de Afiliação exploram tais redes desenvolvendo listas de e-mail baseadas no marketing de permissão. Aprenda a colocar sua mensagem em comunicações existentes entre outras pessoas e você rapidamente multiplicará a sua propagação. 6. Tira proveito dos recursos de outros: O mais criativo plano de marketing viral usa recursos alheios para se propagar. Por exemplo, Programas de Afiliação colocam textos e links gráficos no Website de outros. Autores que dão artigos grátis, buscam posicionar seus artigos em Webpages de outros. Um destes artigos pode ser apanhado por centenas de jornais para formar a base de um outro artigo que será visto por centenas de milhares de leitores. Desta forma, a todo momento alguém pode estar retransmitindo em um site ou num newsletter, a sua mensagem de marketing. Neste caso os recursos de outra pessoa estão sendo gastos em lugar de seus próprios recursos.