sexta-feira, dezembro 29, 2006

Cresce papel da internet no marketing político

Matéria do jornal O Estado de São Paulo (24 de dezembro de 2006), revela a importância da internet como mídia efetiva para o marketing político, sobretudo em certas cidades.
Assinada por Carlos Marchi, a matéria descreve como, nas eleições de 2006, a internet influenciou o comportamento dos candidatos e começou a se consagrar como um mecanismo político-eleitoral, tendo por base o estudo "A Mídia e a Esfera Pública", feito por três professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Na véspera do primeiro turno, a participação de internautas em blogs políticos chegou a 2,5 milhões de audiências diárias; no You Tube, vídeos contra os presidenciáveis tiveram índices espetaculares de visualização.
Um dos autores do estudo, o pesquisador Marcelo Coutinho, prevê que nas eleições de 2008 e 2010 a influência da internet será bem maior. “Nessas eleições, a internet serviu para alimentar o eleitor orgânico ou engajado com informações que seriam depois reproduzidas por todas as mídias”, explica Coutinho.O estudo detectou que os blogs foram muito utilizados como balão de ensaio de notícias que as campanhas queriam disseminar. “Nos dias de publicação de pesquisas”, conta ele, “as pessoas começavam a falar em números por volta do meio-dia. À tarde, parte da mídia tradicional já dava notícias baseando-se nos blogs, que tinham se baseado nos balões de ensaio.”O vídeo contra o tucano Geraldo Alckmin mais visualizado no You Tube foi a entrevista a uma TV australiana bruscamente interrompida por ele depois que o repórter insistiu em perguntar sobre a repressão a rebeliões em presídios, que teria violado direitos humanos. A matéria inteira, postada no You Tube, teve 450 mil visualizações. O recorde de Lula foi a filmagem em que dizia que Pelotas era “exportadora de veados” - 103 mil visualizações.
Coutinho diz que não pode projetar a importância da internet para as próximas eleições, mas estima que será crescente. Hoje, 30 milhões de eleitores têm conexão com a internet. Mas a tendência, explica, é que esse número aumente com rapidez.
Para ele, as eleições municipais de 2008 deverão ter grande influência da internet. “Em muitos municípios, mais de 40% do eleitorado tem acesso à internet. Nessas cidades, até pelas limitações da TV nas campanhas eleitorais municipais, a internet passará a desempenhar papel vital para decidir as eleições.”