No mundo inteiro, diariamente, mulheres e meninas são ameaçadas, agredidas, violentadas, mutiladas e assassinadas no ambiente doméstico. Na maioria das vezes essas agressões partem dos maridos, padrastos, pais e ex-companheiros.
Com estatísticas em mãos que diziam que uma em cada três mulheres sofre alguma forma de violência todos os dias dentro da própria casa, a agência TBWA de Helsinki criou a campanha “Stop Violence Against Women” para a organização Amnesty Internacional (Anistia Internacional) no ano de 2004.
Centrada no conceito de que chegou a hora de reconhecer que essas agressões contra as mulheres são um escândalo global que afeta a todos nós, os anúncios mostravam objetos domésticos como mesa, porta e escada com tradicionais fitas sinalizadoras de cuidado/perigo em suas quinas. A campanha contava ainda com peças de mídia externas, onde pontos de ônibus foram decorados com essas mesmas faixas sinalizadoras.
O texto dos anúncios diziam: “Every day one out of three women run into a door or bump into a table”. Eis uma campanha que merece ser difundida e levada a sério.