sexta-feira, janeiro 26, 2007

Guerrilha do Sapo Louco

Uma música originalmente criada para ser usada como toque de telefone celular chegou ao topo da parada de singles da Grã-Bretanha.
A música Crazy Frog ("Sapo Louco", em tradução livre), de Axel F., superou as vendas do esperado novo single da banda Coldplay, Speed of Sound, e tirou do topo a banda Oasis.
Crazy Frog, que tem a mesma melodia do tema principal do filme "Um Tira da Pesada", é a primeira música criada para servir como toque personalizado de celular, ou ringtone, que chega à parada britânica.
Uma empresa especializada em ringtones criou uma propaganda com um desenho animado no qual um sapo estrábico, usando capacete, anda de moto e canta a música. O comercial é exibido muitas vezes durante o dia na TV a cabo, numa campanha publicitária milionária para vender o ringtone.
Com a propaganda sendo divulgada dezenas de vezes por dia, a música não sai da cabeça dos britânicos e já é considerada por muitos a mais irritante dos últimos tempos. De acordo com o sociologista Peter Webb, da Universidade de Birmingham, um estudioso dos hábitos de consumo de adolescentes, o sucesso do single Crazy Frog reflete a crescente tendência de os jovens gastarem mais dinheiro em celulares e computadores do que em música.
Por outro lado, Gennaro Castaldo, porta-voz da rede de lojas de música HMV, uma das maiores da Grã-Bretanha, disse que o sucesso de Crazy Frog tem a ver com "o seu imenso apelo como novidade".