segunda-feira, janeiro 08, 2007
Subprodutos do desmatamento
A criatividade da propaganda nem sempre se limita ao conteúdo discursivo do anúncio, spot ou comecial. Às vezes está na mídia, na forma como essa comunicação se apresenta e como o público interage com ela. Em alguns casos, literalmente o meio (media) é a mensagem, uma vez que o texto só torna-se eficientemente criativo no momento em que o público entra em contato com a mensagem. Na comunicação de guerrilha, é sempre assim: depende da criatividade da utilização para que a mensagem se torne efetiva e impactante. A ação reproduzida aqui foi criada pela filial chinesa da agência norte-americana FCB. Foi criada em Shanghai, para o cliente WWF (World Wildlife Fund). Agressiva e fortemente persuasiva, essa campanha insere-se na estratégida da publicidade da WWF, sempre diferenciada. Esta campanha foi criada para alertar sobre o problema do desmatamento, e principalmente comunicar ao público onde estão indo parar as árvores derrubadas. Foram criados caixas de lenços e suportes de papéis higiênicos que imitavam o tronco de uma árvore, que na verdade era a matéria prima para este produto manufaturado. O visual das peças ficou extraordinário, principalmente quando o papel é retirado, tendo-se a impressão que está saindo de dentro de uma árvore decepada ao meio.