A estratégia do marketing de guerrilha é atingir o consumidor da forma menos esperada e menos convencional possível. Na maioria das vezes, usa ações de rua. E, geralmente, com um custo mais baixo do que a mídia tradicional, já que esse modelo utiliza comerciais de televisão, anúncios em revistas e colagem de outdoors apenas em casos muito específicos.
Usando as táticas da guerrilha bélica, que utiliza criatividade, foco e energia em vez de malas de dinheiro, o marketing de guerrilha atinge um número reduzido de pessoas quando comparado com a mídia de massas, porém mais posicionado e com um contato direto com o consumidor. Vai direto ao ponto. Assim, estamos vendo empresas que atingem o sucesso sem nunca terem investido um centavo em mídia convencional.
Veja o exemplo desta ação, criada pela agência Leo Burnett de Shanghai, na China, para o Y + Yoga Center, um instituto de Yoga que possui estúdios espalhados pelas principais cidades chinesas. Mais um grande exemplo de guerrilha, da utilização de uma mídia não-convencional com grande eficácia.