quinta-feira, janeiro 11, 2007

Four-dooricus rockcrawlerus

No dia 12 de setembro de 1940, foi lançado nos Estados Unidos um novo veículo com tração nas quatro rodas, inventado por um engenheiro de origem alemã. Engenhoca estranha para a época, o veículo foi criado pelo engenheiro de origem alemã Karl Propst. O projeto estava pronto em cinco dias e o protótipo levou apenas 49 para ser fabricado.
O primeiro Jeep foi apresentado em Butler, no estado norte-americano da Pensilvânia. Ele havia sido montado pela fábrica Bamtam, que produziu carros entre 1930 e 1941, quando desapareceu do mercado. Naquele distante dia 12 de setembro de 1940, nem Probst, nem sua equipe, desconfiavam do sucesso que acabavam de criar. Sabiam muito menos que o veículo passaria a ser conhecido mundialmente pelo nome Jeep, que se derivou da abreviatura "G.P", ou seja, general purpose. Em português, veículo para uso geral.

O sucesso continua. A Chysler confirmou que voltará a importar para o Brasil o Jeep Wrangler, que foi objetivo de um post anterior no qual se pode ver peças de mídia impressa e de tevê de seu lançamento no país de origem, os Estados Unidos. A campanha em questão, criada pela agência BBDO de Detroit, fantasia que o novo modelo Wrangler 2007 foi catalogado como uma nova espécie de inseto, “four-dooricus rockcrawlerus”. Não é apenas a mídia eletrônica da campanha que mereceu a atenção da agência. As peças de mídia exterior também dão um show. Compostas por outdoors e painéis, foram colocados nas entradas dos metrôs das grandes cidades estadunidenses. O slogan “A new species from Jeep Brand” e a ligação com outras peças de diferentes mídias reforçam ainda mais a linha de criação adotada para o produto e o conceito pegador que o Wrangler tem desde sua mais remota origem, como veículo de uso militar.