quinta-feira, abril 19, 2007

Parlamento britânico veta comercial de comida

A suspensão teria como objetivo tirar do ar os anúncios de produtos que tenham uma alta concentração de sal, açúcar e gordura e que tenham como alvo crianças com menos de cinco anos. A medida seria introduzida para combater o problema da obesidade infantil. Uma pesquisa científica indica que um em cada seis adolescentes de 15 anos na Grã-Bretanha está acima do peso. O estudo concluiu que a propaganda contribui para esse problema, com anúncios televisivos que são dominados por produtos como doces e salgadinhos. Na última década, as principais cadeias de fast food aumentaram sua participação nos comerciais televisivos de programas infantis, segundo um relatório divulgado pelo Centro de Marketing Social da Universidade de Strathclyde. Os anúncios são veiculados durante as tardes dos dias de semana e nos sábados e domingos de manhã. A obesidade infantil está em ascensão, com 8,5% das crianças com seis anos e 15% dos adolescentes de 15, na Inglaterra, sendo classificados como obesos pelo Ministério da Saúde. Os que são contra essa proposta alegam que é responsabilidade dos pais decidir o que seus filhos comem.