quarta-feira, abril 04, 2007

Marketing nas alturas

Ao invés de uma simples campanha de mídia de massas, a Chrysler, fabricante do Wrangler, o utilitário compacto da Jeep, decidiu colocar à prova seu produto, quebrar um record mundial de escalada com veículo automotivo e fazer com que essa prova se tornasse, espontaneamente, notícia.
Para isso escalou uma equipe alemã de 15 pessoas, liderada pelo aventureiro Matthias Jeschke, que finalmente bateu o novo récorde mundial de condução de um veículo em altura. Utilizando dois Jeep Wrangler Unlimited 3.8 V6 de serie, ou seja, que não sofreram qualquer adaptação, o grupo atingiu 6.642 metros de altitude nas encostas do Vulcão Ojos del Salado, no Atacama, Chile.
Durante mais de dez dias, o grupo enfrentou ventos fortes, temperaturas de até 40 graus negativos, precipícios e a temida falta de oxigênio típica das alturas da Cordilheira dos Andes. Com esta notícia, a marca Jeep anunciou o início das vendas do Jeep Wrangler Unlimited no Chile. O modelo estará disponível naquele mercado nas versões de duas ou quatro portas, equipados com motor diesel de 2.8 litros Common Rail de 177 cavalos de potência (a 3.800 rpm) e torque máximo de 410 Nm (a 1.800 rpm).
A notícia da façanha ultrapassou as fronteiras do Chile, virou mídia gratuita e ajudou a colocar um tijolo a mais na parede sólida que é a imagem dos veículos Jeep.