quarta-feira, janeiro 05, 2011
Marcas fortes
Pesquisa recente divulgada pela BrandAnalytics revela o valor de 180 marcas no Brasil. Todas elas somadas valem cerca de R$ 76 bilhões. Somente as 40 primeiras do ranking, como a Natura, Perdigão e Vivo, respondem por 80% desse valor. A máxima de que as marcas são os ativos mais valiosos de uma empresa está cada vez mais em evidência. “Além disso, o preço é um fator poderoso que facilita o posicionamento das marcas. Alguém duvida que a percepção de preço alto esteja associada a imagem de produto de qualidade superior?” instiga Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, consultor em gestão de marcas e diretor da QualiData. Isso não significa que adotar o caminho do preço mais baixo esteja errado. “Quem opta por essa estratégia, concentra esforços na estratégia de liderança baseada em custos, e para obter sucesso nesse caminho é preciso manter altos volumes ou grande giro de comercialização, procurando atender principalmente consumidores que enfrentam contingências econômicas”, explica Paulo Rogério.