quinta-feira, janeiro 20, 2011

Olimpíadas: logotipo pode ser plágio

Após apresentar o logotipo das Olímpiadas do Rio de Janeiro/2016, o Comitê Organizador do evento deverá prestar esclarecimento a Paul Major, presidente da ONG norte-americana Telluride Foundation. A acusação é de que a marca olímpica tenha sido copiada do símbolo da instituição. A semelhança é realmente grande, embora não se possa dizer que a logotipo das Olimpíadas seja uma cópia exata da identidade da ONG estadunidense, pode-se dizer sim que esta parece ter inspirado aquela.
"Embora seja um grande elogio que o Rio 2016 use um logotipo semelhante à nossa marca, é preocupante, já que tivemos um incidente semelhante há cerca de seis anos", explicou Major ao O Estado de S. Paulo, lembrando do caso em que a sua logormarca foi utilizada no carnaval de Salvador, em 2004.
Na época, o presidente chegou a comunicar a organização do evento de que entraria na Justiça, caso desenho não sofresse alterações. Segundo Major, o logo foi publicado pela primeira vez no mês de dezembro de 2000, e conta com todos os direitos reservados pelo desenho.
Desta vez, Major afastou a hipótese de processar o Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, mas não descarta a ideia de entrar em contrato com os dirigentes e resolver a questão. "Não estamos interessados em uma briga com o comitê. Amamos a Olimpíada e gostaríamos de ser solidários. No entanto iremos rever esta questão com o nosso advogado de marcas", concluiu.
O criador da logomarca para os Jogos do Rio de Janeiro, Fred Gelli, da Agência Tátil Design, negou qualquer tipo de plágio em sua obra. Segundo o artista, sua inspiração foi definida pelo briefing do evento, onde foi recomendado que a marca transmitisse as características cariocas, brasileiras e os valores da competição.
Além da semelhança com o logo da Telluride Foundation, o desenho escolhido para as Olimpíadas de 2016 também guarda semelhanças inquietantes com obra "A Dança", do pintor francês Henri Matissi.