A rádio CBN, que pertence ao conglomerado Globo, acredita no poder da TV. Por isso está lançando uma campanha em que jornalistas de seu corpo de analistas e comentaristas simulam um "comício" em cima de um caixote, no meio de uma rua movimentada e ali, fazem um discurso politizado. Ouvi dizer que a campanha tem vários VTs, mas só vi um, tendo como personagem central a historiadora Lúcia Hypólito. O comercial é repetido incessantemente na TV fechada e aberta da vênus platinada.
Reproduzo aqui, de memória o texto da fala de Hypólito. Ela diz, com ênfase de quem está à caça de votos e antecipando a campanha eleitoral:
"Nós temos que aprender mais o valor do nosso voto... Por que é que o governo tem que tomar conta das nossas vidas e não nós declararmos ao governo aquilo que deve ser feito com o nosso dinheiro... Não podemos desistir... Alguma hora eles vão ter que nos ouvir..."
Em síntese: o povo não sabe o valor do seu voto e precisa ser "educado" para tal por uma elite possuidora do conhecimento; o governo, essa malta de "errados" terá, "mais cedo ou mais tarde" que nos ouvir...
Hypólito, em suas aparições públicas, não conta história e chama Lula de "idiota" e seu governo de "incompetente". Portanto, só pode achar que povo brasileiro não sabe votar ou, como diz de maneira transversa, "não aprendeu o valor do seu voto". Afinal, esse "zé povinho" votou massivamente em Lula nas duas últimas eleições.
Suponho que o recado de Hypólito no comercial da emissora global se destina a essa plebe ignara, na qual me incluo, já que votei em Lula e aprovo seu governo.
O restante do discurso segue a mesma lenga-lenga anarco-liberal, segundo a qual não precisamos de governo e todo governo (exceto os do PSDB, na opinião de Hypólito) é ruim, com agravantes que tendem a afastar as pessoas da atividade política, já que classifica a matéria como uma atividade "suja" e os políticos ("eles", como diz Hypólito) como "elementos suspeitos" até que provem sua inocência.
Esse discurso, aparentemente avançado é, na verdade, um discurso conservador que se estrutura em três pilares: a) o povo é ignorante e não sabe votar; b) as elites são sábias e sabem votar; d) assim sendo, as elites precisam indicar às massas o caminho do conhecimento e do voto "inteligente".
É um raciocínio reacionário de cima à baixo, sem paradas de reabastecimento. Não é à toa que o slogan da Rádio da Rede Globo é, simplesmente, "inteligência atrai inteligência". Ou seja, se você não ouve CBN e seus conselhos políticos, você é ignorante. É melhor eu não dizer que não poderia ser pior. Sempre pode.