João Santana, o marketeiro de Lula, é um profissional experiente, capaz e um homem discreto. Meus contatos com ele durante a transição na secretaria nacional de comunicaçao do PT reforçaram a sensação de se tratar de um profissional de marketing político com raro preparo intelectual, refinado gosto literário e enciclopédico conhecimento de história e geografia.
Diferente do estelar Duda Menonça, que sempre apareceu mais do que os candidatos a que servia, Santana é extremamente reservado. Desde que passou a cuidar da campanha de Dilma, do PT, não dá entrevistas e evita aparições públicas. Nunca entrou em concorrência para contas publicitárias de estatais federais no país. Em que pese esse perfil arredio, é um profissional de competência reconhecida até mesmo por concorrentes seus.
Por tudo isso estranhei muito quando a imprensa divulgou ser de sua autoria o vídeo que circula na internet embalado no slogan de gosto duvidoso "Depois do cara, a gente vota é na coroa".
O primarismo disso dispensa qualquer comentário.