segunda-feira, abril 05, 2010

Mercado da eleição vende idéias a candidatos

Marco Iten, consultor de marketing político, ministrará o curso de Planejamento de Campanha Eleitoral em Belém, nos dias 09 e 10 de abril.
A iniciativa é da ECO - Escola de Comunicação e o evento acontecerá na Computer Hall, na rua Antonio Barreto. A ECO tem um calendário de cursos livres, de extensão e de formação complementar ao longo de 2010 que trará mais conteúdo à área de comunicação no norte do país. "Nossa intenção é trazer cursos que efetivamente deitem luz sobre assuntos que são do interesse de profissionais e estudantes da área e que não estão disponíveis em outras instituições de ensino", diz Eliana Santos, coordenadora da ECO.
A motivação do presente curso da ECO é o período pré-eleitoral. Com a movimentação de pré-candidatos e partidos em torno das eleições deste ano para prefeituras e câmaras de vereadores, marqueteiros lançam produtos para campanhas e estratégias de sucesso nas urnas.
É grande a variedade de cursos, apostilas com discursos e projetos de lei, livros e CDs com dicas e programas passo a passo, kits de campanha e formatos de consultoria que prometem ajudar o candidato a se eleger.
Além de Belém, o consultor Marco Iten ministrou cursos de marketing e planejamento de campanha em outros três estados. Em abril Iten lançará dois livros: um sobre o uso da internet nas eleições e outro sobre assessoria de imprensa em campanhas eleitorais. Segundo ele, um dos maiores problemas das campanhas é a desorganização. “São campanhas extremamente caras porque têm que recorrer à massificação para suprimir a falta de organização. Isso gera não só campanhas extremamente caras, mas campanhas com comprometimento financeiro e amarração com os interesses dos financiadores”, diz o consultor.
As incrições para o curso presencial em Belém podem ser feitas pelo site www.escoladecomunicacao.com.