quarta-feira, março 25, 2009

Marketing Político Radical em Portugal

O Bloco de Esquerda é um partido político português que surgiu da iniciativa do Partido Socialista Revolucionário - seção da Quarta Internacional nas terras de Luis de Camões. O PSR conseguiu fazer dez anos antes o que a LCR francesa quer fazer agora: construir uma frente de esquerda ampla, potencializando a ação política de vários grupos e ativistas independentes que, ao longo da jornada, afinem suas semelhanças e debatam suas diferenças.
O Bloco é a organização de esquerda de maior crescimento na Europa e a que melhor usa a internet como instrumento de marketing político radical.
Entrando no link abaixo você vê o primeiro debate das Políticas de Igualdade com transmissão direta online, que teve a Globalização como tema. Participaram os intelectuais José Manuel Pureza, Marisa Matias, Mónica Frechaut e Sandro Mendonça, com moderação de Miguel Reis.

http://igualdade.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=51&Itemid=3

O uso da internet pelo Bloco é extremamente profissional e permite, através de um mix de sites, blogs e links que se integram em um rede articulada, visibilizar tudo. A vida partidária está na web. Há desde vídeos (http://www.blocomotiva.net/) de mobilizações de estudantes secundaristas - feito profissionalmente, editado profissionalmente, com sonoras bem escolhidas, iluminação correta - até revistas temáticas diversas que só podem ser baixadas on-line, em PDF.
Nenhum partido brasileiro tem tamanha desenvoltura na rede.
Se você se interessou, veja "Nasceu uma Estrela", um documentário sobre a história da formação do Bloco de Esquerda, realizado por Jorge Costa e Daniel Oliveira. Inclui entrevistas com dezenas de "bloquistas" e também observadores e ativistas de vários quadrantes: Carvalho da Silva, Boaventura Sousa Santos, Ulisses Garrido, André Freire, Pedro Magalhães entre outros. Tudo on-line no link

http://www.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1642&Itemid=1