O mercado publicitário é um grande indicador da saúde financeira de um país. Se a economia vai bem, cresce o bolo do investimento em mídia que, inversamente, descreve quando a economia pára. Em um cenário positivo para a economia do país, o mercado brasileiro de mídia teve um crescimento de 21,4% nos primeiros nove meses deste ano de 2010. Nesse período, foram contabilizados R$ 54,350 bilhões de autorizações de mídia.
No mesmo espaço de tempo de 2009 o movimento foi de R$ 44,770 bilhões. Neste ano de Copa do Mundo e Eleições, houve incremento de ações de comunicação, sobretudo no primeiro semestre quando a elevação de negócios foi de 25%, aproximadamente.
A pesquisa do Ibope Monitor revela que a internet teve o maior crescimento entre os meios de mídia nesse período: 72%. No ano passado, as autorizações na web em nove meses chegaram a R$ 1,240 bilhão, e em 2010, a R$ 2,129 bilhões. O meio TV cresceu no período 23% com R$ 29,047 bilhões de faturamento contra R$ 23,658 bilhões de 2009. As TVs por assinatura, com 22%, também ocupam lugar de destaque na pesquisa: este ano com R$ 4,4 bilhões e R$ 3, 619 bilhões no ano anterior.
As revistas cresceram 15%, com R$ 4,379 bilhões, e os jornais, 14%, com R$ 11,484 bilhões. O meio rádio anotou 9%, cinema 8% e outdoor 11%. Neste ano o Ibope passou a calcular os investimentos em mobiliário urbano, mídia para a qual os anunciantes reservaram verba de R$ 310,221 milhões até o mês de setembro.